Seja na implementação de uma filosofia Kaizen, pensamento Lean ou metodologia Six Sigma muitas vezes é usado o Hoshin para garantir que todos os funcionários estão devidamente informados sobre a direção estratégica desenhada para a empresa. Dentro do plano de Hoshin Kanri de uma empresa , as metas são estabelecidas em relação a valores de referência internacional.
Honshi Kanri é uma metodologia da gestão que procura eliminar as 3 erros no planeamento estratégico de uma organização:
1. Erro na separação;
2. Erro na formalização;
3. Erro na previsão.
2. Erro na formalização;
3. Erro na previsão.
Para a previsão, o Honshin Kanri apoia-se em ciclos de PDCA (Plan, Do, Check, Act) que têm a capacidade de reagir rapidamente a mudanças nos processos. No que concerne à separação, pode aplicar-se o Catchball que consiste na negociação entre os diversos níveis hierárquicos de forma ascendente e descendente assegurando uma harmonia entre a gestão de topo e a base dos colaboradores. Por último, quanto aos erros da formalização os ciclos de PDCA voltam a ser, igualmente, úteis.
Para a implementação do Hoshin Kanri pode recorre-se ao ciclo FAIR (Focar-Alinhar-Integrar-Rever), After action reports, folhas de planeamento 3 W, matriz X A3 e relatório A3.
O Hoshin Kanri não é, ainda, difundido a uma escala maior nas instituições de saúde. No entanto, pode vir a ser crucial para os percursos de melhoria continua desejados para estas organizações.
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