sábado, 16 de novembro de 2013

Filosofia Kaizen | Kaizen Philosophy

O sucesso do sistema de produção da Toyota foi implementado segundo a filosofia Kaizen e continua em uso até aos dias de hoje. A razão do sucesso baseia-se no facto de todos os membros da empresa, desde o CEO até ao comum trabalhador de base, estarem objectivados para o mesmo fim. Os defensores da filosofia Kaizen afirmam que as organizações que adoptam o Kaizen como estratégia transformam a organização em algo mais rentável e competitivo no mercado global dos negócios.

Kaizen é uma palavra de origem japonesa utilizada para representar os processos de melhoria gradual na vida da pessoa, da família, da sociedade e do trabalho. Reporta-se ao estabelecimento de uma relação humanizada com os trabalhadores e com o aumento de produção. É a filosofia que esteve por trás dos processos de produção e de negócios que conduziram o Japão a renascer da destruição no final da Segunda Guerra Mundial e a afirmar-se como uma potência económica. O conceito principal é que a melhoria contínua ajuda as empresas e os seus processos de produção requerendo uma actividade diária. Assim sendo, os funcionários aprendem através da filosofia Kaizen a analisar e a realizar o seu trabalho eliminado o desperdício no processo de negócio (Lean).

“The essence of Kaizen is simple and straight forward: Kaizen means improvement involving everyone, including both managers and workers. The Kaizen philosophy assumes that our way of life – be it our working life, social life, or our home life – deserves to be constantly improved.” (Masaaki Imai – KAIZEN, the key to Japan’s Competitive Success’).

Este livro compara as abordagens ocidentais com as orientais definindo o KAIZEN como pequenos melhoramentos realizados no status quo como resultado dos esforços desenvolvidos enquanto que inovação significa mudanças drásticas no status quo como resultado de um largo investimento em nova tecnologia e/ou equipamento”.

A filosofia KAIZEN aplicada como estratégia envolve todos os membros, todas as funções e a todos os níveis de gestão a longo prazo. Este tipo de filosofia coordena-se numa estratégia com um mínimo de 3 anos no início e deve ser repetida ao longo do tempo. KAIZEN não significa melhoramento apenas por si só. É uma estratégia de melhoria de processos com o objectivo claramente definido de melhorar a organização.
Hoje em dia os Hospitais tem que ser competitivos e esforçarem-se por apresentar indicadores claros de produtividade. São instituições específicas que tal como outras organizações têm que ser flexíveis, orientadas para os clientes (pacientes) e rápidas nos processos de mudança e de melhoramento.

Os clientes das instituições de saúde esperam qualidade no atendimento e tratamento, de uma forma rápida e eficaz e, ao melhor preço.

Sistematizando: segundo o KAIZEN INSTITUTE as técnicas de melhoria contínua dos processos podem-se traduzir em melhorias estruturais da qualidade, na redução dos custos e na melhoria do serviço aos utilizadores. O mesmo instituto defende a implementação de uma cultura Lean na configuração destas técnicas de melhoria.



Lothar Bildhäuser (Consultor KAIZEN FORUM alemão, 2008) desenvolveu sete passos para ser bem sucedido na redução do tempo gasto:

Passo 1: Formar uma equipa e definir responsabilidades. Dentro da equipa escolher quem monitoriza o tempo gasto, distâncias, problemas, desperdícios e espaço para melhorias.
Passo 2: a primeira transição com registo no tempo actual. Os trabalhadores fazem a sua função.
Passo 3: Análise e melhoria. A timeline mostra a transição completa do processo com registo do tempo e dos passos. Depois a equipa traça um novo mapa com os processos melhorados.
Passo 4: as primeiras melhorias são implementadas assim como as soluções para evitar desperdícios.
Passo 5: Repetição da primeira transição num novo cenário.
Passo 6: Análise e melhoria. Introdução dos procedimentos de instrução. Treino do pessoal.

Passo 7: Quadro de procedimentos para visualização da evolução.

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